terça-feira, 7 de junho de 2011

Fenômeno

Dentuço
Gordo
Fenômeno
Cascão
Ronaldinho
Ronaldo




Às 27h56 do primeiro tempo do jogo amistoso entre Brasil e Romênia, Ronaldo aparece em campo. Frio em São Paulo; gritaria no Pacaembu. Menos de um minuto depois trocou algumas palavras com o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes.


“Olê lê olá lá
Ronaldo vem aí
e o bicho vai pegar”, gritavam os torcedores.


Fred, autor do único gol feito até o momento, dá lugar a Ronaldo. Ele faz reverência ao ídolo ao sair de campo. Fenômeno veste a camisa 9 e joga exatos 15 minutos. Visivelmente já estava cansado, suando, vermelho, ofegante... O corpo pesa. Bem que os companheiros de equipe se esforçaram para que ele fizesse um gol. Mas o gol não saiu. Foram três as oportunidades. Seria uma festa. Mas foi uma festa, no final das contas.


Terminado o primeiro tempo, recebe um apito do juiz, é aplaudido pelos jogadores brasileiros e romenos. Acompanhado dos filhos, faz a volta olímpica. Andando, e não correndo como é de praxe. Faixas lembrando os 15 gols que fez em Copas do mundo estão distribuídas ao longo do estádio


O filho mais novo, Alex, ganha o apito que ele recebeu do juiz. O mais velho, de 11 anos, Ronald filma tudo. Ronaldinho está cercado por fotógrafos, cinegrafistas, repórteres. Ele para por um instante e diz que tem orgulho de ser brasileiro. Ganha uma bandeira atirada por um torcedor. Para para mais fotos. Se dirigindo ao púlpito ao lado do pai, Ronald passa a câmera para Alex.
O ídolo diz:


“Gente, vocês são demais.
Desculpem: tive três chances de gol e não consegui fazer nos meus últimos 15 minutos.
Esta é uma pequena retribuição de o tudo que vocês fizeram por mim.
Meu muito obrigado.
Muito obrigado por tudo na minha carreira inteira:
Por me aceitarem do jeito que sou
Por terem chorado quando chorei
Sorrido quando eu sorri
Vocês no estádio representam todo o povo brasileiro
Obrigado pelo apoio
Até breve, mas desta vez fora dos campos.”





E Ronaldo sai aplaudido.

Começa o segundo tempo e Nilmar entra para substituir o fenômeno.



Teve até olé depois - para o time romeno. A seleção saiu vaiada. 

A partida acabou neste exato momento, foi só o tempo de eu clicar "publicar postagem" aqui no blog. O jogo terminou sem mais gols.

Achei que você iria gostar de saber como foi o último dia de Ronaldo em campo, meu sobrinho. Claro que os arquivos de televisão, na internet, poderão mostrar os detalhes. Você poderá olhar minuto a minuto essa despedida, mas eu também quis falar como foi.

Muitos ídolos virão para você apreciar ao longo da vida. Beijo da Tia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário