domingo, 3 de outubro de 2010

Chuveirinho

Vovó Laura manda atualizações. Observem:

Hoje teve eleições... não é novidade, claro. Novidade é que Matheo veio passar o dia das eleições na casa da vovó Laura, porque mamãe Kátia vota em Cruzeiro e papai Flávio é mesário no Rio. Matheo tomou seu primeiro banho de chuveirinho, e não é que o garoto gostou? Ah, o titio Ricardo, futuro padrinho, veio visitar o garotão.

"Festa da democracia"

Hoje começa a "festa da democracia" no Brasil. A frase é um chavão, mas não tem jeito: é preciso enfatizar esse momento nobre das eleições. Digo que começa hoje porque sou imparcial mesmo nesta questão. Sou favorável à existência de um segundo turno de votação para que não se tenha dúvidas sobre a legitimidade do vencedor. No páreo presidencial, meu sobrinho, estão Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Esta é a primeira vez na história das eleições diretas em que o atual presidente, Lula, não terá sua foto nas urnas eletrônicas.

A gente sempre fala mal do país, mas hoje pude acompanhar que as eleições brasileiras são coisa de primeiro mundo. Mais do que isso. Estou desde às 8 horas da matina aqui no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhando processo. Mais cedo, passaram pela sala de imprensa, onde estão jornalistas de todos os veículos de comunicação de abrangência nacional, dois grupos de observadores estrangeiros. Tinha gente de todos os continentes. A maioria ficou impressionada ao ver o protótipo da urna eletrônica - novidade não só para os eleitores da Estônia, Holanda e França. A grande curiosidade, no entanto, diz respeito ao voto biométrico. A expectativa é a de que em 2018 todos os brasileiros votem dessa forma.

É isso, garotão. Vai aprendendo tudo porque já já você exercerá seu direito de voto.

Beijo.