sexta-feira, 20 de maio de 2011

Leitura dinâmica

Dizem que é muito bom dar livro às crianças, mesmo quando são bebês. O primeiro contato deve ser só como um brinquedo mesmo. Os pequenos já começam a manipular o objeto e acabam se familiarizando com ele e incentivando, assim, o hábito da leitura. Pois bem, papai e mamãe estão levando essa história à risca, podem conferir.




Essa foto, no entanto, mexeu com uns arquivos que estavam bem guardadinhos aqui na cachola desta tia. Esse livro era da Kátia e é muito legal. "Esta foto é de sua nova fase de leitura. Não sei se você lembra do livro vermelho do Donald pra ver as horas, de capa dura. Matheo fica no trocador, no carrinho, às vezes falando, virando pagina...", conta mamãe. Claro que me lembro! E espero que ele também se lembre um dia, quando olhar este blog, mais velho.

Peso brasileiro

Olha que legal, Matheo. Novidade na área. Será que você está mais dentro dos padrões nacionais ou gringos??? A matéria está no site do Jornal Nacional. Abaixo, o link.
 
Pediatras brasileiros criaram uma tabela que servirá como referência para saber se o peso de um recém-nascido está ou não adequado.
Uma grande curiosidade dos pais logo que o bebê nasce é saber o peso dele. Estar com um peso adequado é fundamental para o bom desenvolvimento da criança.
Os médicos brasileiros utilizam tabelas americanas para fazer essa avaliação. Agora, um estudo inédito criou uma tabela nacional.
A pesquisa de duas universidades do Rio foi feita com 8 milhões de recém-nascidos registrados no banco de dados do SUS em todo o país.
A tabela americana mais usada pelos pediatras brasileiros foi feita na década de 60 com apenas 5 mil crianças.
Os pesquisadores não achavam ideal avaliar os recém-nascidos brasileiros tendo como referência outro país, no caso os Estados Unidos, que têm realidades diferentes das nossas: sociais, econômicas, genéticas, ambientais - fatores que caracterizam uma população.
Agora, com a nova tabela, os médicos acreditam que os nossos bebês vão estar de fato bem representados.
“Uma vez que ela reflete efetivamente os bebês brasileiros, não há mais necessidade de se usar uma tabela com referência de fora do Brasil”, declarou o professor de Bioestatística Carlos Eduardo Pedreira, da Coppe/UFRJ.
As duas tabelas consideram adequado o que estiver entre 10 e 90. Para a brasileira, em uma gravidez de 40 semanas o bebê poderia pesar até 4 quilos. Já para a americana, não poderia passar de 3,750 quilos. Ou seja, o grande para eles, seria normal no Brasil.
“Essa curva vai servir como uma ferramenta para a gente classificar melhor os recém-nascidos. Para não prender no hospital quem não precisa ficar sofrendo procedimentos e sendo supertratado. E, por outro lado, para direcionar melhor nossas condutas diante de um neném que realmente precisa”, explicou a pediatra Elaine Sobral, da UFRJ.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/brasil-cria-tabela-para-saber-se-peso-de-recem-nascido-e-ou-nao-adequado.html