terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore

Hoje é o dia da árvore, garotão. Um dia, vamos plantar uma juntos, ok? Espero que o seu novo bairro seja bastante arborizado. Também espero que você cresça logo para subir nas árvores da casa da Tia aqui em Brasília. Tem manga, pitanga, goiaba, abacate, caju, banana, mamão, romã, jaca... tem até pequi! Para registrar a data, que eu acho superimportante e que me lembro desde pequenina, pois comemorávamos sempre na escola, peguei um informativo no site Brasil Escola. (http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm). Veja só:

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. (Ah, preciso fazer uma observação aqui. Brasília é LOTADA da ipês de várias cores, inclusive dos amarelos. A cidade está toda florida, com a proximidade da primavera. Só falta chover mesmo....)

O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.


As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.


O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Ipê roxo - ao fundo, o Congresso Nacional

Ipê amarelo na Esplanada dos Ministérios
Ipê roxo - ao fundo, os prédios da Caixa e do Banco Central






Da sucursal

Olá Ffadamadrinha,

você deve andar muito ocupada, e cansada, pois sua escrita no blog já não é tão frequente. Eu entendo, mas sinto falta. Quanto ao apartamento novo do Matheo, a Ka também anda ocupada com várias coisas para resolver, mas a sucursal aqui vai dar algumas noções sobre como ele é.

Fica num bairro melhor, no quinto andar, onde se vê o Rio Paraíba e o hospital onde a Ka trabalha.Venta muito, o Flávio adora..rsrs, mas faz frio por vezes. O apto é bem claro, pois além das paredes serem brancas, o chão é bem claro também.Tem uma varanda boa, e as portas que separam a varanda da sala são totalmente de vidro.

Tem apenas 2 quartos, 1 sala , 1 cozinha e uma pequenina área de serviço, onde a Coisinha tem seu banheiro - ela já aprendeu a entrar de frente e sair de ré.

O apê tem um astral alegre. Aqui ficam as notícias do dia. Bom trabalho!

 Laura Froufe, de Cruzeiro, via net.