sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ama de leite

Além da Fada Madrinha, hoje também é o dia da Ama de Leite (com a mudança ortográfica não sei mais se estes hífens permanecem ou se já caíram). 

Ama é uma mulher que amamenta o neném de outra família. No Brasil, vimos em algumas novelas, quem desempenhava esse papel nas grandes fazendas eram escravas negras. 

As amas existem até hoje e algumas oferecem apenas o leite sem o ato de amamentar. Quem quiser doar o alimento não pode beber, fumar ou tomar remédios. Em resumo: precisa ser saudável. 

Tem todo um procedimento para retirar o leite que deve ser seguido minuciosamente pela doadora. No Brasil, é proibido remunerar essas mulheres. Na Europa e nos Estados Unidos a tarefa pode ser paga. E pagam bem: o litro do leite pode chegar a nada menos que US$ 50,00. 


 Para quem quiser informações sobre os bancos de leite em todo o País, pode ligar para o 0800-268877.


Meu Dia!!!

Não, Matheo. Hoje não é meu aniversário (anote aí: 9 de maio). Nem é dia da tia. Nem da madrinha. Mas hoje também considero meu dia. Por quê? Porque, segundo a Wikipedia, hoje é dia da Fada Madrinha!!! Aeeeeee Uhhuuuuu.






Lá, explica que a fada madrinha é uma personagem muito comum nos contos de fada. Geralmente é uma entidade mágica, que protege e sempre aparece para atender os desejos e interesses de seus protegidos – vou tentar ser assim com você, Matheo, mas veja só: tudo tem limites e você já é muito mimado pelos vovôs e vovós....






O site diz ainda que, em alguns contos, a fada madrinha é uma senhora, geralmente de idade (não é o meu caso, pois estou na flor da idade, claro, hehehehehe), que protege alguém durante toda a vida. As princesas têm sempre uma fada madrinha, mas embora seja madrinha das princesas, também pode ser de pessoas pobres. Nos contos tradicionais, essas fadas costumam oferecer pão e pôr moedas nas meias dos pobres – no seu caso, acho que vai preferir carrinhos e uma poupança para a universidade, né?


A data de 5 de fevereiro foi escolhida porque as fadas costumam receber uma homenagem especial dos gauleses nesse dia.


(Fala sério: é cada coisa que a gente descobre nessa internet, né?)