terça-feira, 4 de maio de 2010

Eita!

Fralda é assunto pra mais de metro, né? Isso porque nem começaram a ser usadas... Acho que mamãe Kátia não se lembra muito dessa imagem, pois, afinal, era de uso dela e ela ainda era muito pequenina. Mas eu me lembro bem do monte de fraldas de pano penduradas no varal do quintal lá de casa. Uma pendurada ao lado da outra, balançando ao vento. Na hora de colocar no bebê, tinha que ter cuidado com o alfinete, que arrematava o “embrulho”. As fraldas descartáveis ainda não são a coisa mais barata do mundo hoje, mas “naquele tempo” eram caríssimas... E toca a usar fralda de pano! Ainda bem que já existia máquina de lavar pelo menos...

PS – O uso de fraldas de pano está tão fora de moda que foi difícil encontrar uma foto na internet. O mais próximo que cheguei foi esta imagem. As fraldas são de pano mesmo, mas têm o formato similar ao de fraldas descartáveis. As que foram usadas pela gente quando crianças eram branquinhas, de tecido fino e retangulares. Mas é só pra ter uma ideia mesmo.

Dica para os papais

Como papai e mamãe são marinheiros de primeira viagem e eu não tenho experiência nenhuma, o melhor é buscar informação com quem sabe das coisas. Como o assunto de mais cedo foram fraldas, aqui vai uma dica do site Conhecendo seu bebê (www.conhecendoseubebe.com.br). Ao pesquisar sobre a quantidade de fraldas necessárias por dia para um recém-nascido, fiquei impressionada com o volume de perguntas de pais sobre este assunto. É muita gente querendo saber isso para poder se programar!!!! As respostas são divervsas, pois cada um tem um experiência diferente.

Segue o que diz o site:

Um dos itens que não podem faltar no enxoval do bebê são as fraldas descartáveis. Mas qual a quantidade de fraldas que devemos adquirir? Acompanhe as nossas dicas a fim de evitar o desperdício ou a falta de fraldas.

Tamanho RN (até 3,5 Kg) - Muitas crianças nem chegam a fazer uso de fraldas do tamanho RN, pois já nascem com um peso igual ou superior à capacidade citada pelo fabricante. Entretanto é recomendável adquirir pelo menos 1 ou 2 pacotes para estar preparada caso seu bebê resolva fazer uma surpresinha chegando antes do tempo previsto.

Tamanho P (até 5 Kg) - Nos primeiros dias de vida do bebê as trocas de fralda são mais frequentes sendo necessário, em média 8 fraldas por dia ou 240 fraldas por mês do tamanho P. Apesar de existirem fraldas com alto poder de absorção é recomendável a troca para deixar a pele do bebê sempre limpa e sequinha. O acúmulo de xixi pode favorecer o surgimento de assaduras e a proliferação de fungos, principalmente em meninas.

Tamanho M (de 5 Kg a 9 Kg) - Por volta do 3º mês o bebê já começa a usar fraldas do tamanho M, que é ideal para crianças com mais de 5 Kg. Agora as trocas já são menos frequentes sendo necessário cerca de 6 fraldas por dia.

Tamanho G (de 9 a 12 Kg) - Com cerca de 9 meses as crianças mudam novamente de fraldas e fazem uso agora do tamanho G. Nessa fase costumam ser usadas 5 fraldas por dia.

Tamanho EG (acima de 12 Kg) - Após o primeiro aninho há nova troca de tamanho, mas a quantidade de fraldas usada diariamente permanece em torno de 5 unidades.

Lembre-se de adquirir fraldas noturnas e diurnas, de modelos e marcas variadas, pois alguns bebês com peles sensíveis podem não se adaptar a um determinado modelo e assim você terá outras opções guardadinhas.

Coisas, muitas coisas

Você não tem a menor noção de como já está agitando a economia, sr. Miniatura. Não chegou por aqui ainda, mas tem um mundo de coisas te esperando.

Mamãe Kátia informa que já está disponível para quando você chegar um carrinho de passear completo, com coisinhas para o carro também. Como não sou conhecedora desses aparatos, apenas reproduzo o que fiquei sabendo.

Um amigo do papai Flávio providenciou também o “bebê conforto” - seja lá o que for isso, acho que vai ficar bastante confortável nele hahahaha. Quem não sentiu conforto nenhum foram seus pais.

Eles contam que foram pegar o “bebê conforto” no dia daquela chuvona no Rio, sobre a qual já fiz uma postagem aqui. Olha só o que a mamãe disse: “quando fomos pegar, ficamos presos naquela enchente que inundou o rio, descemos uma serra da cidade embaixo de uma cachoeira que se formava, ficamos ilhados por 4 horas, só chegamos a casa às 23 horas, quase largamos o carro e fomos de ônibus”. Viu só como você está importante?

Além disso, ela conta que já tem umas 200 fraldas. Apesar de fralda nunca ser demais, mamãe pede parcimônia. Ela teme que você tenha alergia a alguma marca, conforme salientou um pediatra. Ah, tem também umas coisas de bebê da Natura. Tá que tá podendo, hein?

A infraestrutura para seus primeiros banhos serão providenciados pela madrinha aqui. Ainda está só na promessa, mas já já chegará uma banheirinha aí pro senhor. E não adianta chorar, não! Banho tem que tomar todo dia, combinado?