terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sete Chaves

Hoje é Dia das Crianças e você merece um mimo, meninão. Mas, como é neném, poderá esperar um pouco, pois ainda não tem ideia dessa data criada pelo comércio. Assim sendo, a tia aqui mandará a lembrancinha pelos avós, quando eles vierem aqui me ver em Brasília... Também, você não quer saber de aparecer por aqui... Seu presente ficará guardado a sete chaves, viu?


Ah, falando nisso, outro dia vi uma explicação de um historiador (na realidade, é o jornalista Laurentino Gomes, que escreveu "18080" e "1822") para essa expressão: "guardado a sete chaves".

Ele disse que na cidade de Portalegre, em Portugal, há até hoje um baú muito antigo. No passado, essa canastra guardava recursos do município e só poderia ser aberta por sete chaves. Essas chaves eram de posse de sete pessoas ilustres da cidade, como o prefeito, o juiz, etc. Legal, né?


Eu e o Tio Rô passamos uma noite em Portalegre, quando estávamos a caminho do Alentejo em busca de azeite de lagar. Mas essa é uma outra história, que, por enquanto, ficará guardada a sete chaves!

Um comentário:

  1. Que baú bonito esse, do blog.Quanto á histótia das 7 chaves não lembrava mais da história, depois que comecei a ler lembrei que me foi contado na escola....quanto tempo, né? Pl

    ResponderExcluir