sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vacinas

Ontem foi dia de vacina para Matheo, mas muitas outras virão ao longo da vida. Este é um assunto da maior importância. O site Conhecendo Seu Bebê traz o detalhamento do que recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vale conferir! Aqui vai um pouco do que eles explicam no site. Quem quiser mais, é só clicar no link permanente, abaixo à esquerda.


As vacinas são substâncias que, ao serem administradas, induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos. Estes por sua vez tornam o organismo imune ou mais resistente a determinadas doenças. A Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP é o órgão que sugere o Calendário Vacinal infantil para o Brasil. Em 2008 eles lançaram uma nova atualização. Veja aqui o calendário:


Algumas vacinas podem ser encontradas gratuitamente em postos de saúde enquanto outras só estão disponíveis em clínicas particulares. Saiba mais sobre o Calendário de Vacinação para Bebês e Crianças:


Quais as vacinas gratuitas disponíveis na rede pública para crianças?


São elas: Hepatite B, BCG-id, Rotavírus, DTP, Hib, VOP (Sabin) e SCR (Tríplice viral).


Quais as vacinas particulares mais recomendadas para crianças?


DTPa (Tetra acelular), Penta (acelular), Hexa (acelualr), Peneumocócica conjugada (Prevenar), Meningococo conjugada (Meningite C), Varicela (catapora), Hepatite A, Gripe


Quais as vacinas que podem causar reação no bebê?


A Tríplice pode provocar febre e reações locais, como dor e vermelhidão. Essas reações são menos frequentes com a Tríplice acelular (não disponível na rede pública). A Prevenar também pode provocar reações locais e febre.


Cerca de 20-40 dias após a aplicação da BCG surge uma reação local com a formação de um pequeno tumor que some espontaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário